Business Intelligence e Analytics

As ferramentas de gestão evoluíram muito nos últimos anos graças à tecnologia da informação. O Big Data já é uma realidade e ainda tem muito a evoluir. As empresas precisam se adaptar rapidamente para coletar, processar e tirar o máximo de informações possíveis para obter vantagem competitiva. Neste processo evolutivo, o Business Intelligence (BI) talvez seja um precursor, quando buscou reunir dados oriundos de diversos subsistemas e os tratou em um núcleo centralizado para tomada de decisão. Essa é a função dos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) que tratam dados estruturados, originados de um banco de dados relacional. Atualmente, podemos obter melhores insights de negócios quando adicionamos ao BI dados de origem não relacional, ou seja, dados que não estão em um banco de dados tradicional como, por exemplo, curtidas das redes sociais, engajamento de sites e campanhas de marketing, satisfação de clientes, planilhas eletrônicas e relatórios internos. Quando analisamos (daí o termo analytics) todos esses dados em conjunto, a tomada de decisões fica mais clara e objetiva.  A ABM Consulting oferece soluções para gestão de dados de BI e Analytics que contemplam do planejamento à avaliação de resultados.

Dashboards

Já pensou em acompanhar o desempenho da sua empresa em qualquer dispositivo na hora e no lugar que você estiver? Com o avanço tecnológico podemos ter relatórios gráficos (dashboards) totalmente customizados e de fácil interpretação dos indicadores-chave de desempenho da empresa, também conhecidos como KPI’s (Key Performance indicator). Os dashboards trazem insights valiosos sobre o negócio e podem ser acessados pelo smarthphone, tablet ou notebook. Para empresas que já possuem dashboards extraídos do seu sistema ERP, podemos personalizá-los conforme a necessidade ou ainda criar do zero com o Microsoft Power BI para aquelas que não possuem tal funcionalidade.

Planejamento Empresarial

Toda ação advém de um planejamento prévio, seja ele formal ou não. Para todas as coisas que iremos fazer precisamos pensar sobre como fazer. Muitas vezes sequer percebemos que tivemos que pensar sobre diversas possibilidades para que determinada ação fosse obtida. Na empresa não é diferente, porém, este processo precisa ser conduzido com mais cuidado porque lidamos com um número muito maior de alternativas, riscos, pessoas e interesses envolvidos. Thomas Edison (1847 – 1931), considerado um dos maiores inventores da humanidade disse: “boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”.  Planejar é o primeiro passo para a ação. Sua empresa precisa de pessoas competentes para acompanhar, revisar e redirecionar o foco, se preciso. A ABM Consulting utiliza a metodologia PDCA (Plan-Planejar, Do-Fazer, Check-Checar, Act-Agir) para garantir o sucesso de seu projeto.

Gestão Financeira

Sua empresa, independente tamanho, precisa gerir cuidadosamente os recursos financeiros. Vivemos na era do crédito fácil e barato (se comparado a outras épocas) e isso exige esforço maior para gerir as entradas futuras de caixa e as respectivas saídas. É muito comum encontrarmos empresas que precisam vender a prazo, mas que não possuem o mesmo tempo para pagar suas obrigações, exigindo capital de giro próprio ou de terceiros para não ficar no vermelho ou até mesmo encerrar suas atividades. Compreender a diferença entre resultado econômico e resultado financeiro é um detalhe importante para se obter sucesso financeiro. A Demonstração do Resultado de Exercício (DRE) e a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) são dois demonstrativos contábeis são muito importantes para a gestão financeira e devem ser utilizados em conjunto com outros demonstrativos e ferramentas de gestão como, por exemplo, o Balanço Patrimonial (BP) e o fluxo de caixa gerencial.

 
 
 

Siga a ABM

  • Instagram
  • Facebook

2020 by ABM Consulting